quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Translucência Nucal

Exame deve ser realizado por volta das semanas 10 a 14, por ocasião do desenvolvimento do sistema venoso, mais especificamente a veia jugular interna e formação do saco linfático, aparecem na nuca do feto uma área com líquido (entre a pele e o tecido celular subcutâneo que recobre a coluna), que é chamada de Translucência Nucal (TN).
O período ideal para avaliação e mensuração correta desta área é entre as semanas 11 e 13.
A avaliação é feita no exame de rotina onde é medido o CCN (comprimento cabeça-nádegas) para uma perfeita datação da gestação e medimos também a TN (Translucência Nucal).
O exame pode ser realizado com ultra-sonografia convencional (abdominal) e, ocasionalmente, teremos que utilizar em via vaginal.
No momento do exame, é feita uma primeira avaliação completa do embrião para afastar outros defeitos grosseiros ou malformações.
A medida da TN pode estar alterada em alguns fetos. Este aumento é um sinal importante para prosseguir a pesquisa de defeitos genéticos como Síndrome de Down, Turner, Eduard e outras trissomias.
A medida da TN é analisada por um programa que avalia juntamente com a idade materna o risco ajustado do feto apresentar defeito cromossômico.
Todas as mulheres, independente de sua idade, têm um pequeno risco de dar a luz a uma criança com defeito cromossômico. Este risco aumenta com a idade materna.
Isto é chamado de risco inicial.
Exemplo: Se a mãe tiver 25 anos, o risco inicial é de 1/430;
se tiver 35 anos, é de 1/125.
O risco ajustado é o risco individual calculado para uma determinada paciente.
Dependendo da medida da TN, este risco pode aumentar ou diminuir.
Ex.: a paciente pode passar de um risco inicial de 1/400 para um risco ajustado de 1/2300, o que corresponde a uma redução considerável da gestante ter um feto doente.Se a paciente apresenta um feto com uma TN aumentada, o risco ajustado pode subir, por exemplo, para 1/18.
Isto quer dizer que de 18 mulheres com esta medida e com a mesma idade, uma terá um filho doente.Na presença de um risco muito elevado, é considerável a realização de métodos mais eficazes para a comprovação da existência da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário